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segunda-feira, 21 de março de 2011

TODA A MÍDIA DIGITAL TEM DE IR AONDE O POVO ESTÁ. SE FOR ASSIM, ASSIM SERÁ!

Já inicio este texto pedindo licença ao ícone da MPB, Milton Nascimento, para usar e trocar uma palavra de um trecho da famosa música de sua autoria em parceria com Fernando Brant.
Estava voltando de uma viagem que fiz esta semana quando tocou a música “Nos Bailes da Vida” e algo me fez parar para prestar atenção bem naquela parte que diz “todo artista tem de ir aonde o povo está”.
Aquela frase ficou martelando na minha cabeça a viagem inteira quando resolvi trocar apenas uma palavra.
Foi daí que surgiu o título deste artigo.
Mas o que isso tudo tem a ver?
Irei explicar...
Quando brifamos a agência para a criação de um plano de mídia digital de uma campanha ou ação, temos que pensar em diversas situações e fazer simulações.
Mas um ponto importante é formatar a estratégia como um todo, no objetivo de maximizar sua eficácia pensando sempre como atingiremos o usuário final.
A mídia digital tem suas particularidades e em nenhum momento pode ser comparada com a mídia tradicional.
Ainda nos deparamos com empresas e agências que se equivocam em não separar as duas mídias. É aí que começa toda a confusão!
Quando esta confusão é colocada em prática, nem sempre o resultado é positivo e ainda corre o risco de queimar o filme deste nosso “e-cossistema”.
Através das diversas ferramentas digitais versus a quantidade de usuários da web faz com que potencialize ações digitais.
Recentemente a ferramenta Scup divulgou uma pesquisa informando o horário nobre do Twitter no Brasil.
Qual o horário de pico que as pessoas mais twitavam?
O resultado destacava dois períodos de pico, um das 14h - 17h e o outro das 20h - 22h.
O que achei mais interessante foi o debate que isso gerou.
Baseado nesta informação irei fazer uma pergunta para você escolher uma das opções:
Em qual horário você iria atuar?
a-) Nos horários de pico
b-) Nos outros horários
Não se atreva em responder de bate pronto....pense...
Provavelmente para quem tem sua mente focada na mídia tradicional à resposta mais apropriada seria a letra “a”, para atingir o máximo de pessoas!
Só que no meio digital não é bem assim que pensamos, pois se optarmos pela letra “a” a timeline dos seus seguidores estará bombando. Diversos tweets fará com que esta timeline corra mais rápida deixando seu tweet menos visível, certo?
E agora?!
Mais uma vez a estratégia será a peça chave para responder esta pergunta.
Outro exemplo interessante foi um anúncio interativo de um empreendimento veiculado no principal jornal de Goiânia onde uniram o off com o online.
A intenção inicial era passar a sensação de ver o anúncio em movimento, mas quando discutimos a estratégia resolvemos potencializar inserindo uma seção fale conosco no ambiente online.
Dito e feito! Diversos contatos foram realizados através deste anúncio interativo.
Um excelente resultado para uma ação de apenas um dia de duração no meio tradicional.
Poderia citar mais uma dezena de exemplos apenas para justificar o título deste artigo.
Temos sempre que buscar trabalhar a estratégia onde o povo está!
Não tem a ver o título?!
Se for assim, assim será...
Abraços!
Gustavo Zobaran
@gustavozobaran

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