REDIRECT

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CORRETOR, CONHEÇA O "CICLO e-COSSISTEMA PARA O CORRETOR" E SE DESTAQUE NA INTERNET

O corretor de seguros possui uma importância muito grande para a sociedade, além de ter a responsabilidade de ser o agente responsável em desenvolver o mercado segurador, ele tem um papel que ainda é pouco entendido e explorado, trata-se de ser um dos encarregados em desenvolver o mercado digital brasileiro.

Você está preparado para ser este agente? Já pensou em montar um e-commerce de seguros? Como é o seu convívio neste “e-cossistema”?

Para aqueles que estão querendo iniciar, quero ajudar você a começar de forma sustentável, com uma base sólida. E para quem já está inserido neste “e-cossistema” gostaria que, após a leitura deste artigo, fizesse uma rápida análise para saber se você está realmente no caminho certo.

Depois de algumas experiências e desafios profissionais que enfrentei, diversas palestras ministradas e eventos que participei, percebi que existe uma carência de informações e orientações de como fazer e porque as pessoas resolvem entrar para o mundo virtual sem um planejamento, sem uma orientação, ou seja, sem um Norte!

Percebi que o melhor caminho seria criar um modelo de atuação para quem pretende iniciar no mundo online.

Este será o primeiro artigo, de uma série, que estou produzindo sobre o Ciclo e-COSSISTEMA para o Corretor.

O Ciclo e-COSSISTEMA para o Corretor vai além de ser um guia de boas práticas para o mundo virtual, ele é o começo de tudo. É a base, pois leva em conta seu posicionamento como marca e a relação com o seu cliente ou prospect.

Este modelo se baseia em três principais responsabilidades, que devem ser entendidos como pilares de atuação, e que devem funcionar como um ciclo, visando:

1-) PLANEJAR = planejar o melhor produto para seu cliente, levando em conta a melhor relação custo X benefício

2-) ORIENTAR = exerce importante papel de orientar tanto no momento de prospecção, venda e pós-venda.

3-) ACOMPANHAR = relacionar, avaliar e acompanhar o cliente apoiando na defesa de seus interesses.


Fazendo uma relação com o mundo virtual ele é totalmente aplicável e falarei um pouco mais sobre cada pilar e futuramente COMO aplicar este modelo de forma estratégica no online.

O PLANEJAR é o pilar onde você irá se preocupar em fazer o planejamento da sua atuação. Uma fase onde você precisará ter em mente seu objetivo. O que já pode ir pensando é em personalizar o produto.  Ajuste os produtos que você vende para o seu público alvo. Destaque seus diferenciais deixando-os bem claro! É neste momento que você se descolará dos demais concorrentes. 
E como fazer isso pela internet?
Destaque no teu site o que o cliente ganhará contratando o seguro com você. Comece a registrar com imagens seus atendimentos, o apoio que você oferece no caso de um sinistro e utilize na sua divulgação.
Informe seus diferenciais agregando valor ao seu produto e reforce sempre eles em artigos e notícias que você produzirá, nos posts que você colocará nas redes sociais e espalhe mesmo. Ideias de combo são sempre bem aceitas!

O pilar ORIENTAR é aquela responsabilidade que você tem de ser transparente com seus clientes e prospects. É passar a informação correta, de forma clara e coerente com o que está vendendo. 
E como fazer isso pela internet?
Comece montando um site profissional e perfil nas redes sociais. Vá em busca das informações dos produtos que você vende. Todas estas informações você encontra de forma rápida e muitas vezes em apenas um clique. É só visitar os sites das seguradoras que todo seu conteúdo estará lá! Siga estas empresas onde ela estiver presente na internet, seja Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, Blog, etc. Elas produzem muito conteúdo que você poderá utilizar tanto para ter ideias quanto para compartilhar.

ACOMPANHAR seu cliente é ficar em constante atenção e relacionamento com ele. Esteja sempre com os dados de todos os seus clientes atualizados. Este é o “pulo do gato” para você conseguir se relacionar com ele! Descubra o que seu cliente gosta, quais são seus hábitos, se ele prefere praia ou fazenda, se ele tem filhos, qual a idade deles.... Construa este banco de dados e comece a explorar de forma estratégica e inteligente. 

Mapeando estas informações e cruzando com o produto que ele tem com você, te mostrará qual é o “produto oportunidade” que você pode trabalhar com ele.

Se você sabe que seu cliente gosta de viajar, que tal preparar dicas de viagens e na sequência apresentar o seguro viagem para ele? Ou até mesmo, caso ele tenha somente o seguro auto com você, apresente o seguro residencial?
E como fazer isso pela internet? Após estar com toda sua base atualizada pergunte para seu cliente se ele deseja receber informações úteis sobre os interesses que ele te informou. Faça um questionário com poucas perguntas e envie para eles. Hoje em dia você encontra diversas ferramentas que fazem isso para você de forma online. Uma dica simples é o próprio Google Docs!

Corretor, o objetivo deste artigo é que você capte a essência do Ciclo e-COSSISTEMA para o Corretor.

Ele não para por aqui!

Nos encontramos no próximo artigo.

Abraços,

Gustavo Zobaran

Nenhum comentário:

Postar um comentário